0272g6zwdyhwdoa1b0zmtuhd2ejhh4

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Tanque de Betesda

Tanque-de-Betesda
Texto chave: João 5: 1-15

A cura junto ao Tanque de Betesda

Aparentemente, parece à primeira vista, apenas mais uma das milagrosas curas que Jesus realizou, mas, essa em específico traz muito mais informações, lições e aprendizados o qual iremos destacar neste estudo algumas dentre tanta coisa que o texto nos trás.

O texto que iremos estudar vai do ver. 1 ao 15 pois adiante Jesus já entra em outro assunto que não teremos tempo sequer de começar. Vamos lá.

A principio, deste texto, vamos abordar os seguintes tópicos:

Misticismo / Quebra de Paradigma / Foco / Consequência do Pecado / Anonimato


O TANQUE DE BETESDA
Ver. 2 - Existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, tendo cinco pavilhões.

O que significa Betesda? deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".

Segundo alguns arqueólogos, o tanque ficava ao norte do Templo, próximo ao mercado das ovelhas. (conforme relata a Bíblia). A Bíblia nos atesta que Jesus subiu a uma festa dos Judeus, então porque não entrou pela porta principal do Templo? Por que entrar pelo Tanque de Betesda?



MISTICISMO
Por definição natural, misticismo é a crença através prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza. Desta forma, a mística se distingue da religião por referir-se à experiência direta com a divindade, transcendendo sem a necessidade de intermediários. Resumindo a grosso modo não precisa de Jesus.

Ver. 4 - De certo em certo tempo, descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitadas as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.

Ali se movimentava muito comércio até mesmo para ficar próximo ao tanque, como era uma única vez e também não sabia o tempo pessoas ficavam ali por anos então necessariamente precisaria comer entre outras necessidades. O nosso personagem a bíblia relata 38 anos, ou seja, todo esse tempo gerando lucro a alguém crendo em uma lenda.

Quero abrir aqui um breve debate: Nos dias de hoje o misticismo tem invadido as igrejas evangélicas? (Pausa) Tolha da benção, água santa, campanha dos 7 dias, Rosa, Arca da Aliança,



QUEBRA DE PARADIGMA
O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré estabelecidos por uma sociedade que muitas vezes nem sabe mais por que os estabeleceu.

O paralítico acreditava na lenda, que virou crença e que o impedia de mudar o foco de sua vida e receber a cura. Tanto que Jesus foi direto ao ponto “Você quer ser curado?” ele não conseguiu responder um simples sim, ao invés disso começou a murmurar e falar para Jesus toda a lenda que estava impregnada em sua mente. Quando Jesus diz: “Levante-se! Pegue sua maca e ande” o paradigma de sua mente foi estraçalhado e a palavra diz que ele imediatamente ele foi curado ou seja acabou para aquele homem, naquele instante todo o misticismo que o aprisionava daquela forma.

Por muitas das vezes não conseguimos mudar algo em nossas vidas pois não enxergamos ‘fora da caixa’ estamos tão habituado a determinada coisa que não conseguimos vela de outra forma.


FOCO
Queridos irmãos, qual é o nosso foco? (Cristo). Aqui volto a falar do paradigma. O paralítico estava tão focado na aparição do anjo e no agitar das águas. Tanto que quando Jesus faz a pergunta chave para ele, ele sequer pergunta o nome dele e já começa a murmurar e aqui eu traço um paralelo com dois discípulos no caminho de Emaús.

Hoje, tem gente enchendo garrafinha de água na esperança de que quando tomar vai ser curado, vem para o culto na esperança de que o pastor vai falar o nome dele e revelar algo sobrenatural, que um irmão profetize algo na vida dele, tudo isso buscam, mas o principal que é o clamor pelo espirito santo como agente de convencimento do pecado e a sede por Jesus existe sim, no entanto em segundo plano e digo que em alguns casos 3º e 4º. Não podemos perder nem por um instante o foco na mensagem da cruz. (sim eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar, levarei eu também minha cruz, até por uma coroa trocar – RUDE CRUZ)


CONSEQUENCIA DO PECADO
Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!”

Veja aqui outra preciosidade neste milagre diferente dos demais.
Ver 14. “Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Veja que já estás curado; não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior.”

Aqui fica evidente que o motivo de estar paralítico foi o pecado. Qual a Bíblia não menciona, mas fica categoricamente afirmado pelas próprias palavras de Jesus “não voltes a pecar”. No meu ver pior que ficar paralítico seria a morte sem Jesus.

Em Mateus 12:31 diz ”Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada.”


Desta forma, não sendo pecado contra o Espirito Santo, Jesus cura e repara tudo que for consequência do pecado, havendo o que dissemos no inicio convencimento do pecado e a aceitação por Jesus como único salvador.


ANONIMATO
Para o judeu o nome é algo muito importante, tem significado, existe um porque, além da questão que fazer de ser chamado pelo nome.

PERGUNTA: Alguém poderia dizer qual é a grande diferença dessa cura das demais que Jesus realizou, relatada na Bíblia?

O paralítico, que agora sabemos que era pecador, somos nós. E a diferença dessa cura das demais é que Jesus foi de encontro ao pecador para lhe oferecer e dar a cura.

Voltamos rapidamente ao inicio do estudo. Jesus foi ao Templo para uma festa dos judeus, poderia simplesmente ter entrado pela entrada principal do Templo, também não foi ao templo para comprar ovelhas, foi para ir a festa.

Finalizo com uma promessa a você e que tome posse e creia com todo o fôlego de sua vida, que está em João 8: 36 “Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário